quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Clonezilla

No Windows XP existe uma ferramenta de salvaguardar e reposição de dados que está embutido no sistema e é usado para fazer o computador voltar a um estado anterior, se houver uma falha ou outros problemas mais sérios. A finalidade da Restauração do Sistema é tornar a por o seu sistema num estado anterior em que o sistema estava a trabalhar bem, sem que seja preciso reinstalar o sistema operacional e perder os ficheiros durante o processo.
A Restauração do Sistema regista os “estados” do sistema do seu computador, e armazena-os como pontos de restauração . Esses pontos marcam locais de configuração aos quais se pode voltar, no caso de qualquer problema com seu computador que possa ocorrer depois de instalar uma drive de um dispositivo. A restauração ocorre através do Assistente de Restauração do Sistema, a Restauração é eficaz e fácil para o utilizador.
Outra solução para fazer para salvaguardar e repor os dados pode ser no caso de um utilizador particular pode utilizar o Clonezilla(software livre).
O Clonezilla é uma solução de duplicação e clone de software livre (GPL) que pode ser utilizada para clonar uma partição específica ou o disco inteiro. Há dois releases: Clonezilla SE (server edition) e Clonezilla Live. Clonezilla SE é mais adequado para fazer backup e restauração de diversos servidores em simultâneo na rede. Clonezilla Live é uma compilação mais leve para clonagem de um só computador.
Clonezilla Live é uma combinação do Debian Live e do Clonezilla; que possui os seguintes recursos e benefícios:
  • Clona apenas blocos usados no disco rígido.
  • Oferece diversos sistemas de ficheiros e até mesmo suporte a LVM, incluindo ext2, ext3, xfs, jfs e LVM2 sob GNU/Linux; FAT, NTFS sob Microsoft Windows; e HFS+ sob Mac OS.
  • Não é necessário ter um servidor de inicialização remoto sem disco (Diskless Remote Boot in Linux, DRBL) no Linux para configurá-lo, como faz com o Clonezilla SE.
  • CD/DVD, unidades de disco rígido/USB flash e inicializações PXE são suportados.
  • Possui um recurso para inicialização e procedimento de recuperação.
  • Clonezilla Live usa ferramentas existentes, como Partition Image, ntfsclone, partclone e dd para clonar a partição ou o disco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário