domingo, 23 de março de 2014

NSA andou a espionar a empresa chinesa Huawei

O mundo atravessa um momento de desconfiança no que toca à segurança informática e muito por culpa da já famosa Agência de Segurança Nacional (NSA). Verdade ou não, as notícias fazem-nos reflectir sobre a questão da nossa privacidade, mas também têm-nos feito perder a confiança nos fabricantes de software e hardware.
De acordo com publicações recentes do “New York Times” e “Der Spiegel”, a NSA terá feito espionagem à empresa de telecomunicações Huawei.



E mais uma vez a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos volta a ser notícia. Segundo reporta o “New York Times” e “Der Spiegel”, a NSA terá acedido a ficheiros associados ao e-mail, a documentos internos, mas também terá interceptado comunicações dos funcionários assim como descoberto código secretos dos equipamentos da empresa.
No início do ano, a empresa chinesa tinha desmentido tal cenário mas há agora documentos, disponibilizados por Edward Snowden, que confirmam tais acções de espionagem.
A empresa chinesa de telecomunicações Huawei, baseada em Shenzhen referiu, este Domingo, que irá agir caso se confirmem tais acções de espionagem.
“Se as acções relatadas forem verdadeiras, a Huawei rejeita tais actividades de invasão e infiltração na nossa rede corporativa interna e de monitorização de nossas comunicações”, referiu o chefe de cibersegurança global da Huawei, John Suffolk, à Reuters.


Segundo informa o New York Times o objectivo desta acção levada a cabo pela NSA, apelidada de “Shotgiant”, tinha era descobrir quaisquer acções entre a Huawei e o Exército de Libertação do Povo Chinês, mas também saber se a Huawei tinha em desenvolvimento algum tipo de software para espionagem para comunicações.
Já a revista alemã Der Spiegel, diz que a NSA copiou da Huawei uma lista de mais de 1.400 clientes e documentos internos, e que esta prepara uma ofensiva digital contra a liderança política chinesa, indicando o ex-primeiro-ministro Hu Jintao e os Ministérios do Comércio e das Relações Exteriores como alvos.

Noticia por: http://pplware.sapo.pt/informacao/nsa-andou-a-espionar-a-empresa-chinesa-huawei/

Nenhum comentário:

Postar um comentário