quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Intruções-CPU

A operação de uma UCP é determinada pelas instruções que ela executa, conhecidas como instruções de máquina. A coleção das diferentes instruções que a UCP é capaz de executar é conhecida como o conjunto de instruções do processador, o qual pode variar de um fabricante para outro e mesmo de um modelo para outro de processador.




CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar  centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.


RISC (Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) , é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais largamente usado em desktops, o x86, é mais CISC do que RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.

Um computador deve ter um conjunto de instruções que permita ao utilizador formular qualquer tarefa de processamento de dados.
Podemos, então, classificar as instruções de máquina nos seguintes tipos, dependendo da sua função:
  • Processamento de dados: instruções aritméticas e lógicas;
  • Armazenamento de dados: instruções de memória;
  • Movimentação de dados: instruções de E/S;
  • Controle: instruções de teste e desvio.

Instruções aritméticas são aquelas que fornecem a capacidade computacional para processamento de dados numéricos.
Instruções lógicas (ou booleanas) operam sobre bits de uma palavra, na condição de bits e não de números, oferecendo, portanto, a capacidade de processar qualquer outro tipo de dado (quantitativo ou qualitativo) que o usuário possa desejar empregar, sem o estabelecimento de relações matemáticas ou algébricas entre esses dados.
Instruções de memória são aquelas utilizadas para mover dados entre a memória e os registradores da UCP, uma vez que operações aritméticas e lógicas são executadas sobre dados armazenados nesses registradores.
Instruções de E/S são necessárias para transferir programas e dados para a memória (provenientes de fontes externas à UCP) e para transferir resultados de processamentos computacionais de volta para o usuário.
Instruções de teste são aquelas utilizadas para testar o valor de uma palavra de dados ou o estado de uma etapa de processamento computacional.
Instruções de desvio são usadas para desviar a execução do programa para uma nova instrução, muitas vezes em função do resultado de um teste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário