terça-feira, 17 de abril de 2012

Arquitetura de computadores

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos pela maioria dos utilizadores de um computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.




  • Um chipset (em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.
  • O northbridge(em português:ponte norte) é um dos dois chips que constituem o chipset da placa mãe, geralmente lida com a comunicação entre a UCP, memória RAM, AGP ou PCI Express e o southbridge.Alguns northbridges também contém controladores de vídeo integrados.
  • O southbridge (em português: ponte sul) o outro chip que constitui o chipset da placa mãe  não está diretamente conectado à UCP, a ele é dada a responsabilidade pelos dispositivos mais lentos num PC típico.
  • FBS, em português o barramento frontal (Front Side Bus ou em inglês) é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre a UCP e o northbridge da placa-mãe.
  • DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário