terça-feira, 10 de abril de 2012

Lei de Moore

Lei de Moore resumidamente nasceu em 1965,quando não havia nenhuma previsão sobre o futuro do hardware , e foi ai que o presidente da Intel o Sr.Gordon E Moore comunicou a revista Electronic Magazine, que a cada 18 meses, o numero de transistores dos chips iriam aumentar para o dobro. Até houve quem lhe chama-se "profecia", esta mesmo "profecia" acabou por se tornar realidade e deram-lhe o nome de Lei de Moore
Muitos acreditam que os processadores possam continuar a dobrar a sua  potência a cada 18 meses, ou até em menos tempo pelo menos nos proximos 50 ou 80 anos. Apesar do ciclo evolutivo dos transistores estar próximo do fim, eles ainda devem continuar a evoluir  pelo menos mais uma década, até os limites das técnicas de 0.02 mícron. Actualmente estanos a passar dos 0.18 para os 0.13 mícrons, ainda restam pelo menos mais 5 gerações pela frente, as barreiras de 0.10, 0.07, 0.05, 0.03 e 0.02 mícron.



Inicialmente a lei de Moore não passava de uma observação, mas acabou por tornar-se um objetivo para as indústrias de semicondutores, fazendo as mesmas desprenderem muitos recursos para poder alcançar as previsões de Moore no nível de desempenho e isso que torna a lei de Moore realmente importante, pois sem ela, talvez não tivéssemos um desenvolvimento tão acelerado em nível de hardware e com custos cada vez mais acessíveis.
Uma pequena curiosidade em Abril de 2005 oferecia 10 mil dólares para quem vendesse a cópia original da Electronics Magazine onde Moore havia feito a sua citação. E David Clark,um engenheiro residente no Reino Unido, foi o primeiro a encontrar uma cópia e oferece-la a Intel.
Segundo Carl Anderson, pesquisador da área de concepção de computadores da IBM, a Lei de Moore pode estar a chegar ao fim. Entre os motivos para que Anderson faça tal previsão está no facto de que os engenheiros estarem a desenvolver sistemas que exigem menos recursos do processador, e os custos para pesquisas de novos processadores estão cada vez mais altos. Além do facto de que com o aumento da velocidade aumenta o consumo de energia e a dissipação de calor.



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