quinta-feira, 26 de abril de 2012

Memória Ram

Memória SRAM (Static Random Access Memory, que significa memória estática de acesso aleatório em Português) é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida a sua alimentação.

Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas às DRAM, possuem a vantagem de serem bem mais rápidas, justificando o seu uso nas memórias cache L1 e L2. Além disso, as memórias estáticas consomem mais energia e aquecem mais que as DRAM. Memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.

DRAM é um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados num condensador. O número de eletrões armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de eletrões do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja actualizada periodicamente.
Embora este fenômeno de perda de carga não ocorra nas memórias RAM estáticas (SRAM), as DRAM possuem a vantagem de terem custo muito menor e densidade de bits muito maior, possibilitando num mesmo espaço armazenar muito mais bits (o que em parte explica o menor custo) e a sua simplicidade estrutural com apenas um transistor e um condensador necessários para cada bit (ao contrário dos 4 transistores da SRAM).

Tipos de memorias DRAM
  • SDRAM (Synchronous DRAM):
    Síncronas com o clock de sistema.
  • DDR-SDRAM (Double Data Rate SDRAM).
    Muito utilizadas em PCs
    Evolução: DDR (2000) DDR-2 (2003) DDR-3 (2007)
  • RDRAM (Rambus DRAM)
    Têm esta designação porque os módulos de memória estão ligadas em série num barramento (bus).
    Pouco utilizadas em PCs, usadas em consolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário