segunda-feira, 14 de maio de 2012

Interfaces de periféricos

Porta Paralela - A porta paralela é uma interface de comunicação entre um computador e um periférico. Quando a IBM criou seu primeiro PC ("Personal Computer" ou "Computador Pessoal"), a ideia era conectar a essa porta a uma impressora, mas actualmente, são vários os periféricos que se podem utilizar desta conexão para enviar e receber dados para o computador (exemplos: scanners, câmaras de vídeo, unidade de disco removível entre outros).
 


Porta Serie - A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar modems, mouses (ratos), algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. Na interface serial, os bits são transferidos em fila, ou seja, um bit de dados de cada vez. O padrão RS-232 foi originalmente definido para uma comunicação por meio de 25 fios diferentes. A IBM ao utilizar o padrão para o seu projeto do IBM-PC, definiu que apenas 9 pinos seriam necessários. Todavia, manteve-se nos computadores o conector DB25, por ser um padrão da época.



FireWire
O FireWire é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O FireWire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI. O FireWire é uma tecnologia de entrada/saída de dados em alta velocidade para conexão de dispositivos digitais, desde camcorders e câmaras digitais, até computadores portáteis.
Actualmente a FireWire pode atingir a velocidade de 3.2 Gigabits por segundo.




Light Peak 
Light Peak é uma interface de cabo óptico projetado para conectar dispositivos em barramento periférico. A tecnologia tem uma alta largura de banda de 10 Gbit/s, com potencial de escala para 100 Gbit/s em 2020. Light Peak oferece uma alta largura de banda suficiente para conduzir estes ao longo de um único tipo de interface, e muitas vezes num único cabo daisy acorrentado.






eSATA

O eSATA (external SATA) é um padrão de conector SATA externo, que mantém a mesma velocidade de transmissão. As placas-mãe mais recentes já estão vindo com conectores eSATA embutidos, mas também é possível utilizar uma controladora PCI Express, ou mesmo PCI. O eSATA está sendo usado por diversos modelos de gavetas para HD, substituindo ou servindo como opção ao USB. A vantagem é que você não corre o risco do desempenho do HD ser limitado pela interface, já que temos 150 MB/s no eSATA (ou 300 MB/s no SATA 300), contra os 60 MB/s (480 megabits) do USB 2.0. 







USB
Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
Antigamente, instalar periféricos num computador obrigava o utilizador a abrir a máquina, o que para a maioria das pessoas era uma tarefa quase impossível pela quantidade de conexões internas, que muitas vezes eram feitas através de testes perigosos para o computador, sem falar que na maioria das vezes seria preciso configurar jumpers e interrupções IRQs, tarefa difícil até para profissionais da área.

Velocidade USB 1.1- 12 Mbps
Surgiu no ano 1998.
Velocidade USB 2.0 - 480 Mbps
Surgiu no ano 2000
Velocidade USB 3.0- 4.8 Gbps
Surgiu no ano 2009

Exemplos de equipamentos que podem ser ligados por USB:

  • Webcam
  • Teclado
  • Mouse
  • Unidades de armazenamento (HD, Pendrive, CD-ROM)
  • Joystick
  • Gamepad
  • PDA
  • Câmera digital
  • Impressora
  • Placa-de-Som
  • Modem
  • MP3 Player
 




Comparação entre USB e o Firewire


Nenhum comentário:

Postar um comentário