sexta-feira, 15 de junho de 2012

EMI/EMC Compatibilidade Electromagnética

A EMC e a EMI são conceitos interligados, porém, devemos entender de modo claro a diferença que existe entre ambos, pois é comum encontrarmos confusões, as quais apenas atrapalham a diagnose e solução de problemas.

O EMI é o fenômeno físico da interferência eletromagnética, por exemplo, quando ligamos um forno de microondas próximo a uma TV, notamos a “interferência” (ruído eletromagnético) tanto na imagem como no som.
No exemplo dado, essa interferência pode chegar à TV de duas formas: irradiada através do ar, ou induzida pela rede elétrica através do cabo de alimentação.Muitas vezes a EMI propaga-se das duas formas, simultaneamente.


O EMC é a característica contrária a EMI, isto é, ela é um parâmetro que reflete o nível de interferência que determinado equipamento emite.

A palavra “compatibilidade”, no que se refere a EMC, significa que determinado dispositivo não emite interferência eletro-magnética acima do nível compatível com sua categoria, e também apresenta determinada imunidade a EMI ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário