quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Android e iOS dominam 85% do mercado de smartphones


As plataformas Android e iOS - usada nos dispositivos móveis da Apple - continuam a dominar o mercado de smartphones em todo o mundo. Os dados mais recentes da IDC mostram que, juntas, as duas plataformas controlam 85% do mercado mundial. 

Entre abril e junho foram comercializados 104,8 milhões de equipamentos com Android, garantindo à plataforma de software cujo desenvolvimento é liderado pela Google uma quota de mercado de 68,1%, contra 46,9% em igual período do ano passado.
O iOS, da Apple, soma uma quota de 16,9% - menos 1,9% que no período homólogo - que traduz vendas de 26 milhões de unidades no período em análise. 

A terceira plataforma do mercado é o sistema operativo que alimenta o BlackBerry, com uma quota de 4,8%, menos de metade do que conseguia no ano passado, quando acumulava uma quota de 11,5%. 

O Symbian fica-se pelos 4,4%, também em queda. Em junho do ano passado a plataforma promovida pela Nokia estava em 16,9% dos smartphones. 

O Windows Phone, nova aposta da Nokia, conquistou mercado face ao período homólogo, mas continua muito longe dos lugares cimeiros. Entre abril e junho foram vendidos 5,4 milhões de unidades com o sistema operativo da Microsoft, assegurando uma quota de 3,5%, contra 2,3% no mesmo período do ano passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário