quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nova rede social Pinterest atrai milhões de utilizadores


Fundado em 2010, o site recebeu 40 milhões de visitantes numa semana, mas é acusado de monitorizar o conteúdo partilhado e passá-lo a parceiros.





Quando a rede social Pinterest começa a experimentar significativo avanço na sua popularidade, a primeira controvérsia surge. Especialistas acusam-na de incluir códigos secretos no conteúdo partilhado pelo utilizador a fim de gerar mais receita.
De acordo com Josh Davis, em comentário publicado mo seu blog na terça-feira, quando o cibernauta publica, por exemplo, um link para um site com o qual o Pinterest tem ligações comerciais, o código fará com que tal portal tenha acesso à mensagem. A cada produto partilhado e, em seguida, adquirido pelo membro, a rede social recebe uma remuneração.
Outros especialistas já haviam comentado a prática anteriormente, mas não receberam a mesma atenção que Davis conseguiu. Segundo ele, o mais grave é que o site não alerta os utilizadores sobre o comportamento.
«O Pinterest deveria deixar as coisas claras aos cibernautas mesmo que não fosse obrigado por lei, para, assim, conseguir a sua confiança», escreveu Allison Boyer. O colaborador do portal BlogWorld vai na mesma direcção e afirma que «permitiria ao serviço ganhar com os seus pins», mas gostaria que lhe avisassem antes.


As cobranças têm aumentado à medida que a rede social cresce. Ainda em estágio beta, obteve 11 milhões de visitantes numa semana de Dezembro, quarenta vezes mais do que conseguira seis meses antes, de acordo com o instituto Hitwise.
Lançado no início de 2010, já é o 109º site mais popular na lista formulada pela Alexia e, segundo a empresa de análise Shareaholic, gerou mais tráfego de referência no último mês do que gigantes como o LinkedIn e Google+.
A indústria justifica o rápido crescimento do Pinterest por ter sido adoptado por utilizadores comuns, não os pequenos grupos de entusiastas da tecnologia – os early adopters. A rede social descreve-se como um mural, onde se podem fixar (pin) fotos, links e assuntos de interesse organizados por tópico, o que ajuda a lidar com grande quantidade de informação


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