terça-feira, 11 de março de 2014

Windows XP, como migrar.

A um mês de terminar o suporte ao Windows XP marcado para 8 de Abril, e para ajudar os utilizadores e empresas a migrarem mais facilmente os seus sistemas, a Microsoft partilha algumas dicas úteis.



Em quatro simples passos, descubra como migrar do seu Windows XP para um software mais atual;
1º passo: Confirme que o seu PC está a correr o sistema operativo Windows XP. Se o ambiente de desktop não estiver personalizado, vê logo a imagem familiar do XP quando iniciar o PC. Pode ainda confirmar se o PC está a correr o Windows XP através do botão Iniciar, clicando em Executar, digitando a palavra “winver” e depois clicando em “Enter”;
2º passo: Escolha um novo PC. A forma mais fácil de migrar de Windows XP para sistemas operativos mais recentes como o Windows 8.1 é escolher um novo PC ou tablet com Windows que melhor corresponda às suas necessidades diárias. Conheça a ampla gama de dispositivos com Windows 8 e Windows 8.1 através do Guia de Compra Windows;
3º passo: Transfira os seus ficheiros. Certifique-se que todos os seus ficheiros, fotos, arquivos, músicas são transferidos do seu PC antigo para um novo dispositivo. Existem várias opções para a transferência de arquivos que pode ser concretizada utilizando o armazenamento na nuvem (cloud) ou um disco rígido externo;

4º passo: Conheça o novo Windows 8.1 e as suas potencialidades. Assim que escolher o PC ideal para as suas necessidades diárias e tiver transferido todos os seus arquivos e ficheiros, estará preparado para explorar o Windows 8.1 e começar a tirar partido das suas funcionalidades e potencialidades. Veja estes vídeos para perceber como pode tirar o máximo partido do Windows 8.1.



Nas próximas semanas, a Microsoft partilhará ainda com os utilizadores mais algumas dicas para os ajudar na migração do Windows XP. Neste âmbito, os utilizadores receberão notificações oficiais da Microsoft, alertando-os para o fim do suporte a este sistema operativo. Os utilizadores podem ainda ativar ou desativar o pop up de alerta para o fim do suporte que aparecerá no seu desktop, e que ocorrerá a 8 de maio e ao dia 8 de cada mês seguinte, caso não seja desativado. No site www.AmIRunningXP.com os utilizadores encontram ainda algumas orientações de como fazer o upgrade do sistema antes de 8 de Abril.
Para as pequenas empresas, a Microsoft disponibiliza o Windows Upgrade Assistant que permite verificar a compatibilidade do hardware e software instalado num PC. Para as empresas de maior dimensão, cujo processo de migração é mais complexo, existe um conjunto de outras ferramentas que podem também ajudar neste processo e que estão disponíveis em www.microsoft.com/springboard. São elas:
Application Compability Toolkit – permite a deteção e resolução de incompatibilidades aplicacionais;
Microsoft Assessment and Planing Toolkit – para inventariação de hardware, software e produção de relatórios de aconselhamento à migração;
Microsoft Deployment Toolkit – permite automatizar a criação de imagens e a instalação do sistema operativo, bem como updates, aplicações e outras configurações.



Riscos e Vulnerabilidades
Os utilizadores que decidam não avançar com a migração do Windows XP até 8 de abril de ficarão a partir dessa data mais expostos a novas vulnerabilidades descobertas no Windows XP, uma vez que estas não serão endereçadas com novas atualizações de segurança por parte da Microsoft. O risco de exposição às ameaças de hackers, cada vez mais sofisticadas, é também superior, uma vez que estes terão mais informação do que os utilizadores sobre as vulnerabilidades, o que lhes permite desenvolver um código de exploração das vulnerabilidades e, assim, tirar partido destas noutros sistemas não protegidos.
As atualizações de segurança do Windows XP já não serão, assim, suficientes para neutralizar os crescentes ataques de malware e utilizadores ficarão mais expostos aos riscos, assim que terminarem as atualizações de segurança ao sistema operativo Windows XP, a 8 de abril. De acordo com dados da Microsoft, as taxas de infeção em Windows XP são, ainda, significativamente superiores do que em sistemas mais modernos como o Windows 7 e Windows 8.

Noticia por: http://pplware.sapo.pt/windows/dicas-microsoft-como-migrar-do-seu-windows-xp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário